A eficiência energética um dos instrumentos política empresarial para a transição energética

A eficiência energética um dos instrumentos política empresarial para a transição energética

As empresas sob gestão da Águas de Ponta Preta, Lda. no dia Mundial de Eficiência Energética renovam o compromisso em contribuir no alcance das metas globais.

O conjunto de empresas e iniciativas sob gestão da Águas de Ponta Preta, LDA têm apostado progressivamente na eficiência energética como instrumento de boa gestão empresarial. A política corporativa da APP, LDA de transição energética se assenta na sustentabilidade e também é imposta necessariamente pelas condições do país cujos recursos energéticos são limitados e escassos e existe uma forte dependência à importação da matéria-prima como combustíveis e gás. A empresa combina uma multiplicidade de técnicas e ferramentas de eficiência energética em todos processos produtivos, instalações e de serviços prestados.

As experiências de eficiência energética da empresa têm permitido produzir e ou consumir energia de forma inteligente e inovadora com ganhos claros na gestão da empresa para além dos benefícios na luta com as alterações climáticas e redução das emissões com efeitos de estufa. Os resultados das experiências da APP, LDA em matéria de eficiência energética são estimulantes, e se alinham na Agenda de Ação para a Energia Sustentável para Todos (SE4ALL) 2030, assumida pelo Governo de Cabo Verde.

A melhoria da eficiência energética se realiza através da introdução das mais avançadas tecnologias e equipamentos na geração, transporte e distribuição de energias assim como redução dos consumos auxiliares.

Outra componente da eficiência energética é aposta nas energias renováveis, a APP vem desenvolvendo varias iniciativas:

1. SESAM-ER – (Serviço Energético Sustentável para Povoações Rurais Isoladas mediante Micro-Redes com Energias Renováveis na Ilha de Santo Antão) foi iniciativa que estreou a primeira aldeia 100% de energias renovável em Cabo Verde O projecto teve por objectivo melhorar a qualidade de vida dos habitantes das localidades de Tarrafal de Monte Trigo e Monte Trigo, através do acesso à energia eléctrica adoptando soluções tecnologicamente sustentáveis. A União Europeia e a Câmara Municipal do Porto Novo (CMPN) co-financiam o projecto e a implementação esteve a cargo de um consórcio de empresas europeias e cabo-verdianas, liderada pela Águas de Ponta Preta, LDA.

2. Planta fotovoltaica da APP – Actualmente conta com 2 pequenos parques de 21 e 16 kWp respectivamente, instalados na ETAR (Estação de tratamento de águas residuais e nos depósitos de salmoura). As obras do parque fotovoltaico de 1,32 MWp já se iniciaram. Este parque irá permitir a APP reduzir cerca de 10% dos consumos em combustíveis fósseis, evitando assim a emissão de 468 toneladas de CO2.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *