Água regenerada e arborização em Santa Maria – Uma reflexão alusiva ao Dia Mundial da Árvore

Água regenerada e arborização em Santa Maria – Uma reflexão alusiva ao Dia Mundial da Árvore

APP têm investido desde 2005 na recuperação e na reutilização da água, transformando-se como recurso estratégico para mitigação dos efeitos da seca e processo arborização

Antes da introdução da água regenerada em Santa Maria, existia uma inviabilização ambiental e económica para criação espaços verdes, não só pelas condições geoclimáticas especificas da ilha do Sal como também motivada pela não disponibilidade da água potável. A APP foi uma das primeiras empresas a nível nacional que apostou de forma contínua e ininterrupta, nas actividades de depuração e regeneração das águas residuais. Durante estes anos, os resultados são visíveis e promissores, mais além da possibilidade de criação de espaços verde e arborização. A nível ambiental, a tratamento, depuração e reutilização de águas residuais, permitiu a fertilização dos solos, manutenção dos ecossistemas vizinhos e preservação das praias e da qualidade da água. A nível económico, a disponibilidade deste recurso, abriu um conjunto de oportunidades de negócios e empregos, no domínio da jardinagem, ornamentação e viveiros, sectores actualmente bastante consolidados. A nível paisagístico, Santa Maria principalmente na zona dos hotéis sofreu uma grande transformação, de um espaço completamente árido, para espaço tropical, repleto de palmeiras e tamareiras.

Neste momento, a APP e APP- Ambiente (empresa concessionária do Sistema de Saneamento da ilha Sal), já forneceram mais 2,4 Hectómetros cúbicos de água regenerada e na actualidade abastece à uma área de cerca de 40 Hectares de espaços verdes

No âmbito da Urbanização de Ponta Preta, zona de desenvolvimento turístico donde opera APP, tem previsto realizar uma campanha de plantação de árvores, introduzindo espécies autóctonas como a tamareira (Phoenix dactilyfera). No decorrer de serão introduzidos mais 200 unidades de plantas e serão regadas de forma gratuita pela APP, no âmbito da política de responsabilidade social e ambiental.

A água regenerada representa um recurso hídrico não convencional que apresenta um grande potencial para o desenvolvimento da arborizaçao do país e para o fomento da agricultura industrial, de forma a combater as mudanças climáticas e a acompanhar o crescimento da actividade turistica do nacional com maior sustentabilidade.

 

 

 

 

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *