Águas de Ponta Preta (APP) aumenta a potência fotovoltaica instalada

Águas de Ponta Preta (APP) aumenta a potência fotovoltaica instalada

A APP dá continuidade ao seu programa eficiência energética, aumentando a potência fotovoltaica, nos processos do ciclo integral da água aproveitando o potencial do recurso natural solar existente em Cabo Verde.

No passado dia 23 de Setembro, foi arrancada uma nova instalação fotovoltaica na parcela técnica da Urbanização de Ponta Preta, concretamente na cobertura do tanque de salmoura com uma potência instalada de 16,7 kWp.

O tanque de salmoura faz parte da IDAM (Instalação Dessalinizadora de Água do Mar), recolhe o rejeito da dessalinização da água do mar mediante osmose inversa. Esta salmoura é aproveitada para o arrefecimento dos grupos geradores da Central Eléctrica Principal antes de ser devolvida ao mar. Salmoura é único recurso que a APP devolve ao Mar. A produção de residuos por parte da empresa é quase nula.

Em Outubro de 2015 a APP instalou uma primeira Central Fotovoltaica de 20 kWp na cobertura do edifício de exploração da ETAR, que já produziu 34.260 kWh nos 11 meses de funcionamento, satisfazendo 3% da energia eléctrica consumida pelos equipamentos de tratamento de águas residuais e que permitiu poupar de cerca de 8.200 Kg de Fuel-Oil na geração eléctrica diesel evitando a emissão 21.900 Kg de gás CO2 à atmosfera.

A potência instalada total em geração solar fotovoltaica na Parcela Técnica da APP se eleva a 36 kWp.

Com a nova cobertura fotovoltaica no depósito de salmoura, se prevê acrescentar a geração solar fotovoltaica anualmente em 28.300 kWh de energia eléctrica destinada para o consumo dos equipamentos eléctromecánicos utilizados no ciclo integral da água pela APP.

Esta actuação alinha com o estabelecido no Plano Nacional de Ação para as Energias Renováveis (PNAER) para o período 2015-2020/2030 em Cabo Verde, país que já ultrapassa o 25% de geração de electricidade a partir das energias renováveis. Igualmente esta acção pretende dar um mera contribuição na melhoria dos indicadores da sustentabilidade do Turismo potenciando os impactos positivos.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *