Águas de Ponta Preta (APP) participa na Iª Feira Internacional do Ambiente e Energias Renováveis em Cabo Verde

Águas de Ponta Preta (APP) participa na Iª Feira Internacional do Ambiente e Energias Renováveis em Cabo Verde

A FIAER 2016 teve lugar nos dias 11 a 13 de Fevereiro no CERMI (Centro para as Energias Renováveis e Manutenção Industrial) na Praia.

A APP participou na 1ª Feira Internacional do Ambiente e Energias Renováveis realizada Cabo Verde através do Stand denominado SESAM-ER. A participação objectivava divulgar os projectos de energias renováveis e electrificação rural implementados nos últimos 4 anos pelo projecto SESAM-ER.

Concretamente, foram apresentados os resultados conseguidos pela Central Fotovoltaica de Monte Trigo, na Ilha de Santo Antão após 4 anos de funcionamento nesta que representa a primeira localidade do país com acesso continuo à electricidade 100% renovável.

Igualmente, foi apresentado o recente projecto de Carriçal, aonde foi instalada uma Central Fotovoltaica na cobertura da escola da localidade e uma rede de distribuição que desde o 19 de Dezembro de 2015, fornece energia continuada e 100% renovável aos cerca de 200 habitantes desta localidade isolada do Município de Ribeira Brava, na Ilha de São Nicolau. Com esta, já são 5 localidades em Cabo Verde com cobertura eléctrica de origem 100% renovável.

O stand do SESAM-ER foi visitado pela delegação governamental, chefiada pelo Sr. Primeiro Ministro, Dr. José Maria Neves, composto ainda pela Sra. Ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Dra. Leonesa Fortes e pelo Director Geral da Energia, Engº Anildo Costa. O Governo manifestou neste acto que  Cabo Verde quer dar o seu contributo para transformar África num continente “verde” amigo do ambiente rumo ao desenvolvimento sustentável. Também foi recebida a visita do Sr. Comandante Pedro Pires, ex-Presidente da República, que interessou-se pelos projectos implementados e os resultados socioeconômicos dos mesmos.

A Feira alberga 40 stands, 25 nacionais e 15 estrangeiros, vindos de Portugal, Espanha, Angola e São Tomé e Príncipe, entre outros. Durante três dias, a feira visitada por  uma centena de empresários, instituições e profissionais da área que trocaram experiências e ideias sobre o mercado e as tecnologias do sector, com o objectivo de desenvolver parcerias e promover negócios.

A FIAER 2016 foi organizada pela Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), em parceria com o MTIDE, o MAHOT, o CERMI, e o ECREEE. Sob o tema «Technology for a green Africa» a FIAER-2016 surge como um evento inovador e pioneiro em Cabo Verde e tem como objectivo estimular sectores do ambiente e energias renováveis.

 

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *