Águas de Porto Novo comemora o seu décimo aniversário do início da produção de água dessalinizada potável

Águas de Porto Novo comemora o seu décimo aniversário do início da produção de água dessalinizada potável

No dia 1 de Dezembro, Águas de Porto Novo, SA (APN) comemora o seu décimo aniversário do início da produção de água dessalinizada potável com uma jornada reflectiva na Cidade de Porto Novo sob lema “ Renovando o compromisso com desenvolvimento urbano da Cidade Porto Novo”.

Com a jornada de reflexão, a APN pretende reunir com todos parceiros da empresa para apresentar os principais ganhos da APN nos últimos anos e o seu contributo para desenvolvimento urbano da cidade de Porto Novo. A experiência que a empresa acumulou ao longo dos dez anos de funcionamento ergueu um conjunto de lições apreendidas e vantagens competitivas em vários domínios, técnicos, tecnológicos e de gestão, que seguramente poderá ser aproveitada para outros casos similares em todo arquipélago.

A jornada de reflexão sobre o sistema de abastecimento de água em Porto Novo percorrendo em três momentos essenciais que figurarão nos seguintes painéis:

  • Uma Década de Água Dessalinizada em Porto Novo :
  • Conversa sobre os desafios do acesso à Água, enfrentadas pelas diferentes gerações pós- independência
  • Contexto Geral das PPP. O caso da APN-Desafios Futuros
  • Abordagem do Ciclo Integral da Água, uma maneira de aumentar a disponibilidade de água.

A Jornada de Reflexão comemorativo dos Xº Aniversário terá lugar no Hotel Santantão Art Resort – Cidade do Porto Novo na sexta-feira, dia 1 de Dezembro de 2017, pelas 9:00 h e Sessão de abertura será presidida por Senhor Anibal Fonseca Presidente da Câmara de Santo Antão.

UMA DÉCADA DE ÁGUA DESSALINIZADA EM PORTO NOVO.

Águas de Porto Novo é sociedade Anónima constituída em 2005, fruto de uma parceria público-privada entre o Governo de Cabo Verde, Câmara Municipal do Porto Novo e a empresa Águas de Ponta Preta LDA. APN, Sal. A parceria pública privada se define pela estrutura accionista e no âmbito de uma concessão de 30 anos, em que a empresa se responsabiliza pela concepção, projecção, construção, operacionalização e exploração unidade de produção de água dessalinizada.

A APN Configurava-se numa pronta resposta à crise hídrica que se vivia e às expectativas de desenvolvimento e crescimento económico da Cidade Porto Novo. Actualmente a sustentabilidade do crescimento económico e do desenvolvimento do Município de Porto Novo, depende em grande parte da segurança e previsibilidade no acesso à água potável. A água é um fator-chave para a maioria dos setores de crescimento económico e contribui de forma direta para a melhoria da saúde pública, manutenção dos empregos, criação de postos de trabalho e para o produto interno bruto (PIB) a nível local.

Actualmente, a Cidade Porto Novo tem disponibilidade de água suficiente para satisfação das necessidades da população e das expectativas de crescimento económico da Cidade de Porto Novo. Esta disponibilidade permitiu ainda  o fecho dos chafarizes e fontanários e mais 95% das casas tem interligação domiciliária de água potável.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *