APN

ÁGUAS DE PORTO NOVO S.A. é a primeira Parceria Público Privada do país para promover uma infra-estrutura hidráulica destinada a um serviço básico. Foi constituída em 2005 pelo Estado de Cabo Verde (10%), a Câmara Municipal do Porto Novo (10%) e a ÁGUAS DE PONTA PRETA LDA (80%). Opera como productor independente de água dessalinizada ao abrigo de um contrato de concessão em regime BOT (Built&Operate&Transfer) por um período de 30 anos.

A Instalação Dessalinizadora de Água do Mar (IDAM) do Porto Novo tem uma capacidade de 1.000 m3/dia e está configurada por duas unidades dessalinizadoras de 500 m3/dia cada uma, com tecnologia de osmose inversa e com recuperador de energia de câmaras isobáricas (modelo KINETIC). A infra-estrutura se complementa com dois poços de captação de água do mar situados na praia do Fundo de Água Doce, dois tanques de armazenagem de 1.000 m3 cada um, uma estação de elevação até o depósito de distribuição de água potável da cidade, situado a 100 m.s.n.m. e uma estação de carregamento a camiões auto-tanque.

A IDAM também inclui uma central eléctrica de 400 kW de potência instalada para auto-redução e emergência. A IDAM foi ligada à rede eléctrica pública em 2018 e prevê a instalação de uma central solar fotovoltaica de 50 kWp para autoconsumo até fim de 2019.
A IDAM foi inaugurada em Dezembro de 2007 e tem fornecido aos Serviços Autónomos de Água e Saneamento da Câmara Municipal, encarregada da distribuição à cidade do Porto Novo, um caudal médio de 609 m3/dia.
A APN dispõe das certificações internacionais de qualidade HACCP e ISO9001:2015 no âmbito de produção de água dessalinizada potável.

ANALÍTICAS DA ÁGUA

A qualidade é um dos pilares corporativos da Águas de Porto Novo.

Veja aquí a as últimas analíticas da água:

BOLETIM MENSAL

Dês do inicio da actividade comercial, em Julho de 2008, a APN emite mensalmente um Boletim com as informações relevantes e os principais indicadores do serviço: