APP-Ambiente inicia recolha de óleo alimentar usado em Santa Maria para reciclar

APP-Ambiente inicia recolha de óleo alimentar usado em Santa Maria para reciclar

APP-Ambiente inicia recolha de óleo alimentar usado em Santa Maria para reciclar

Reciclar o óleo alimentar usado contribui para o processo da economia circular e a recolha do óleo é fundamental para preservação das infraestruturas de saneamento, como as redes de esgotos e garantia da qualidade da água

O óleo de cozinha usado constitui um resíduo cujo tratamento requer uma resposta direcionada e autónoma, devido aos seus elevados riscos adversos ao ambiente e as infraestruturas de água e saneamento.

Os impactos pela má gestão deste resíduo podem ser nefastos no âmbito da conservação e proteção dos solos, em especial em Santa Maria localizado a baixo nível do mar, e da qualidade de água e proteção das infraestruturas de esgotos.

A gestão deste resíduo deve ser uma responsabilidade de todos, e APP-Ambiente além de ter a tarefa de preservar a rede de esgotos pública, tem como um dos eixos centrais de atuação a preservação do Ambiente no geral.

Neste sentido e no âmbito da concessão para a gestão do sistema de recolha e tratamento de águas residuais da Ilha do Sal, a APP-Ambiente inicia, esta semana, a recolha de óleos de cozinha nos restaurantes e empreendimentos hoteleiros da cidade de Santa Maria.

Com esta medida, em coordenação com a Câmara Municipal do Sal, se pretende evitar o vazamento destes resíduos à rede de esgotos e/ou conjuntamente a outo tipo de resíduos, para evitar entupimentos nos tubos e a contaminação no processo de tratamento das águas residuais. Um litro de óleo alimentar usado contem 5.000 vezes mais a carga contaminante que um litro de água residual.

Deste modo, serão distribuídos bidões de recolha em todos os restaurantes e bares da cidade e se organizará um sistema de recolha para a sua armazenagem e posterior envio a um gestor autorizado na Europa, para o tratamento e reciclagem deste tipo de resíduos.

No atual contexto de economia circular e da sua relação com a água, os óleos alimentares usados, recolhidos em forma seletiva, podem ser destinados à fabricação de produtos como sabão e biocombustíveis como o biodiesel, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.

Devido à sua relevância para a proteção do meio ambiente, futuramente a APP-Ambiente divulgará esta prática a nível social e organizará um sistema de recolha para as habitações domésticas, promovendo a participação e consciencialização da população para um desenvolvimento sustentável.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *