APP inícia os trabalhos de construção e instalação da Central Solar Fotovoltaica de 1,32 MWp para auto-consumo

APP inícia os trabalhos de construção e instalação da Central Solar Fotovoltaica de 1,32 MWp para auto-consumo

A Central Solar fotovoltaica produzirá 2,03 GWh/ano e poupará o consumo de 10% de combustíveis fósseis

 APP inicia as obras do projecto “Central Solar Fotovoltaica de1.316 kWp (1.235 kWn)” no dia 2 Janeiro, após a homologação da Avaliação do Estudo de Impacte Ambiental, obtenção da Licença de Estabelecimento exarada pela Direcção Nacional da Energia de Cabo Verde e da Licença Municipal de construção emitida pela Câmara Municipal do Sal, no lote de terreno situado entre a parcela técnica da APP e os Escritórios da CABOCAN.

Sendo um investimento estimado em 2,03 milhões de euros, este Parque Fotovoltaico instalará 3.480 módulos com potência de 345 Wp da REC SOLAR-Twin Peack, que permite a geração eléctrica em condições de sombras parciais.

Adicionalmente, o projecto inclui 400 módulos TRINA-Duomax de 290 Wp com a tecnologia BIPV (Vidro-Vidro) que serão instalados sobre uma pérgola que fará as funções de estacionamento dos camiões e das viaturas da empresa.

As estruturas de suporte e formação de inclinação serão de alumínio do fabricante SCHLETTER e os inversores serão do modelo Tripower da SMA. No total serão instalados 51 inversores, dos quais 47 de 25 kW e 4 de 15 kW.

A central incluirá ainda uma Estação de Transformação 400/20.000V com um transformador de 1.600 KVA e as correspondentes celas de proteção e contagem, bem como um sistema de controlo de hibridação junto das centrais existentes denominado SMA-Fuel Save Controller.

A implementação deste projecto está a cargo a empresa espanhola TFM na instalação eletromecânica e as cabo-verdianas SGL na obra civil e MATEC nas estruturas metálicas. Analogamente, será estabelecido um acordo com o CERMI (Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial) para a participação de 8 alunos na fase de montagem e operacionalização.

Esta Central proporcionará uma produção de energia eléctrica mediante uma fonte renovável, que se manifesta de forma ilimitada na Ilha do Sal, tendo previsto atingir as 1.700 horas anuais equivalentes a plena carga. Trata-se de uma intalação que respeitará o meio ambiente, além de uma contribuição a um sistema energético do país livre de emissões contaminantes.

Tendo sido estimada uma produção de 2.027 MWh/ano, se pode prever uma poupança de consumo de combustíveis fósseis nas centrais eléctricas principal e auxiliar da APP de 486 Toneladas anuais, que se traduzirá em evitar a emissão de 1.768 toneladas de gás CO2.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *