APP,LDA. e CERMI coloca a igualdade e equidade género no centro das relações inter-institucionais e de colaboração

 APP,LDA. e CERMI coloca a igualdade e equidade género no centro das relações inter-institucionais e de colaboração

APP e CERMI iniciam no dia 4 de Abril a primeira iniciativa de colaboração mediante um programa de estágio igualitário e equitativo, dando as mesmas oportunidades à mulher, independemente da sua representatividade no programa educativo.

APP e a CERMI (Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial, Entidade Pública Empresarial) celebraram no dia 25 de Janeiro um Acordo de cooperação e colaboração para período de dois anos, em vários domínios do incipiente sector das Energias Renováveis. A primeira iniciativa enquadrada no âmbito deste acordo de cooperação foi o desenvolvimento de um programa de estágio, instituído por Protocolo, que estabelece um estágio destinado a 8 formandos do CERMI no quadro do projecto “Central Solar Fotovoltaica de 1.316 kWp (1.235 kWn)” a ser desenvolvido pela APP,LDA. Esta iniciativa permitirá a deslocação dos formandos do CERMI para ilha do Sal para um período de 2 meses para uma inovadora experiência profissional no âmbito da instalação de uma central fotovoltaica de 1.316 kWp (1.235 kWn) com tecnologia de última geração.

O mais destacável nesta cooperação é a aplicação efectiva do princípio de igualdade e equidade de género, mediante estabelecimento de uma quota igualitária no acesso ao Programa de estágio, sendo que 50% das vagas são destinadas obrigatoriamente às formandas, independentemente da sua representatividade. Este esforço, deliberado das partes em aplicar este princípio, prende-se da necessidade de garantir uma verdadeira integração das mulheres, erradicando todas as barreiras existentes na realização do estágio, que implica a deslocação para outra ilha e outro contexto.

Tanto a APP e a CERMI consideram esta iniciativa um modesto contributo ao desenvolvimento industrial para uma mudança comportamental, a partir uma análise sobre os mecanismos que perpetuam a relação de desigualdades entre homens e mulheres no sector das energias renováveis. O programa de estágio terá início no dia 04 de Abril.

Ainda no âmbito acordo de cooperação as partes objectivam as seguintes iniciativas no âmbito formação, emprego e capacitação mediante a realização das seguintes acções conjunta: (1) Realização de programas de capacitação e estágios para valorização dos recursos humanos no âmbito das energias renováveis; (2)Transferência tecnológica e intercâmbio de informação, conhecimento e documentação técnica e científica no domínio das energias renováveis; (3) Promoção de uma cultura industrial e tecnológica no seio das suas empresas e intercâmbio de profissionais; (4) Realização de projetos em conjunto de engenharia, investigação e gestão de unidades de produção de energia renovável; (5)Realização de consultas recíprocas sobre temas relacionadas sobre o sector energético; (6) Realização conjunta de actividades de sensibilização, workshops e outras formas de capacitação e actualização sobre temas ligados as Energias Renováveis.

A Central Solar Fotovoltaica de 1.316 kWp (1.235 kWn) representa uma firme aposta da APP pela continua descarbonização da produção de electricidade e se enquadra nos objectivos nacionais de aumentar a penetração das energias renováveis, uma vez que Cabo Verde suscriveu o acordo COP21 da Cimeira de Paris em 2015.

 

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *