Dia Mundial da Água 2021. A pesar das restrições que a crise sanitária do COVID-19 impõe, a APP quer realçar os valores deste bem básico num momento que a Ilha do Sal está a estender notavelmente a cobertura dos serviços de abastecimento de água potável e de saneamento das águas residuais.

Dia Mundial da Água 2021. A pesar das restrições que a crise sanitária do COVID-19 impõe, a APP quer realçar os valores deste bem básico num momento que a Ilha do Sal está a estender notavelmente a cobertura dos serviços de abastecimento de água potável e de saneamento das águas residuais.

Hoje se comemora o Dia Mundial da Água 2021 com a sua valorização como tema principal deste ano, pois a água tem um enorme valor para as nossas lares, alimentos, cultura, saúde, educação, economia e integridade do nosso meio ambiente natural.

Desde que foi instaurado pela Organização das Nações Unidas em 1992, o DMA pretende criar consciência sobre a crise mundial da água e dar suporte ao Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, pelo qual se persegue a ambição de que todo o Mundo tenha acesso à água e ao saneamento em 2030.

Globalmente, os recursos de água doce disponíveis por pessoa diminuíram mais de 20% nas últimas duas décadas, destacando a importância de produzir “mais com menos” especialmente no sector agrícola, o maior usuário de água do mundo.

Nas nossas ilhas, a escassez e o custo da água é uma realidade, uma das soluções encontradas para contornar esse problema, é a aplicação do Ciclo Integral da Água, que é um processo de produção de água com início, na captação da água do mar, produção de água potável mediante dessalinização, a recolha e tratamento de águas residuais e o tratamento de águas regeneradas, aplicando sistemas modernos e sustentáveis, que permitem a reutilização dessa água em vários usos, designadamente na produção agrícola.

A eficácia desse processo, apela à consciência dos cidadãos, nos cuidados com a água dessalinizada e potável, e os cuidados com a rede de esgoto, onde deve evitar colocar óleos e gorduras, areia, pensos higiénicos, papel higiénicos, preservativos etc., na rede colector de esgoto.

Cuidar da rede de esgoto, ajuda a aumentar a quantidade de água, a água regenerada quando bem tratada, pode servir para a agricultura, rega de jardins, construção civil, lavagem de pavimentos entre outras actividades.

Este ano não será possível dar continuidade a mais uma edição da EDUAQUA, Programa de sensibilização e consciencialização ambiental, realizados todos os anos nos Jardins Infantis e no Ensino Básico Integrado (EBI) com o objectivo de atrair todas as crianças para todos desafios existentes para o acesso à água, mediante o conhecimento do Ciclo Integral da Água em comemoração ao dia Mundial da Água, mas comemoramos o DMA com visitas de escolares às nossas instalações, em número limitado e com a distribuição de brindes alusivos.

A importância da água para a sobrevivência da humanidade é tão grande, que ela está como uma das principais aleadas no combate à Pandemia vivida no Mundo, combatendo a propagação do Vírus, com uma simples higienização das mãos.

Segundo a Declaração Universal dos Direitos da Água, “A água não é somente herança dos nossos antepassados; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. A sua protecção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para as gerações presentes e futuras”. Sem uma compressão integral do verdadeiro valor multidimensional da água, não poderemos salvaguardar este recurso fundamental para o benefício de todos.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *