Inauguração do Sistema solar fotovoltaico e requalificação e reforço da Casa do Gelo

Inauguração do Sistema solar fotovoltaico e requalificação e reforço da Casa do Gelo

No próximo dia 25 de Agosto inaugura-se o Sistema Solar fotovoltaico e as obras de requalificação e reforço da produção da Casa do Gelo em Monte Trigo. A cerimónia de Inauguração será copresidida por Sua Excelência Senhor Paulo Lima Veiga, Ministro da Economia Marítima e Aníbal Fonseca, Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo. As infraestruturas que serão inauguradas se inscrevem no âmbito das atividades do projeto Reforço do Acesso à Energia Sustentável para Impulsionar Atividades Geradoras de Rendimento”.


O Projeto é uma iniciativa desenvolvimento local e comunitário com objetivo de empoderar e reforçar as capacidades da AGRIPESCA, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Monte Trigo através da implementação de conjunto de atividades estratégicas.


O Projeto funda-se numa aliança estratégica de vários atores que de forma harmonizada criar espaço trabalho conjunto e complementaridade. Esta aliança integra a Associação Comunitária de Monte Trigo (AGRIPESCA), Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF SGP/PNUD), Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo (FSST), Câmara Municipal do Porto Novo (CMPN) e Águas do Ponta Preta (APP, LDA).


A implementação do projeto, para além das obras realizadas, a serem inauguradas, teve grande impacto no aumento da disponibilidade da energia limpa em Monte Trigo, no acesso à uma das principais matérias-primas do sector das pescas, o gelo, como também no reforço das capacidades organizativas da Agripesca. O Projeto igualmente trabalhou numa componente de empregabilidade feminina, desenvolvendo atividades em coordenação com IEFP por forma a se encontrar soluções comunitárias para auto-emprego e empreendedorismo.


Em especial, sobre a operacionalização e ampliação e reforço da produção da Casa de Gelo através de sistema autónomo de energias renováveis, permitiu desde o seu funcionamento aos pescadores de Monte Trigo o acesso de forma equitativa, justa e ininterrupta ao gelo a um preço competitivo, melhorando assim o desempenho da atividade e a redução das perdas comerciais e físicas de recursos haliêuticos. A Casa de Gelo terá uma gestão comunitária, empregando maioritariamente mulheres na sua gestão e manutenção. No ato de inauguração está ainda previsto a celebração de protocolo entre a CMPN e a Agripesca no âmbito da cedência e gestão da Casa do Gelo. A gestão comunitária da Casa do Gelo simboliza uma reorientação de paradigma de governação local e uma experiência inicial em co-gestão das pescas.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *