O EDUAQUA inicia a sua IVª edição

O EDUAQUA inicia a sua IVª edição

EDUAQUA 2019, um Programa de Educação ambiental orientada à problemática do acesso à àgua e consumo sustentáveis, é promovida pela APP cada ano. A IVª edição  formará cerca de 1.500 crianças durante o mês de Fevereiro

A nova edição de EDUAQUA, o Programa de Educação Ambiental, teve início no dia 1 de Fevereiro. Esta é quarta edição realizada em quatro anos consecutivos. Este ano o programa será implementado em todos os Jardins infantis da Ilha do Sal inseridos tanto no sistema público como privado. O programa abrangerá todas as turmas de último ano de jardim infantil e do segundo ano do EBI.  EDUAQUA é um dos programas contínuos enquadrados na politica de responsabilidade social corporativa da Empresa Águas de Ponta Preta, pertencente ao GRUPO CABOCAN e está a ser implementado em concertação com a Câmara Municipal do Sal.

EDUAQUA é um programa de sensibilização e consciencialização ambiental que tem por objetivo de atrair todas as crianças para todos desafios existentes para o acesso à água mediante o conhecimento do Ciclo integral da Água. Foi lançado em 2015, coincidindo com o XVº aniversário da constituição da empresa e já formou em educação ambiental mais de 4 200 crianças até a presente data.

Este programa permite que todas as crianças da ilha do Sal inseridos no sistema educativo pré-primário conheçam o ciclo integral da água (desde da captação da água do mar, produção de água potável, recolha e tratamento de água residual e produção de água regenerada) e os grandes desafios nacionais no acesso à água em Cabo Verde. Esta formação permite ainda a adquisição de conhecimento necessário para mudança de padrões de consumo mais sustentáveis. Mais que um programa de educação ambiental dirigida às crianças, o espírito do programa da EDUAQUA é consciencializar a sociedade. Foi escolhido as crianças porque são verdadeiros embaixadores de transformação social e familiar, podendo apoiar em grande escala, para uma mudança de padrões de consumo.

É neste âmbito que o Programa do EDUAQUA tem como objetivos finais, apoiar a formação de uma nova geração consciente sobre os desafios da água em Cabo Verde, mudando padrões de consumo através de aprendizagem de um conjunto de dicas e técnicas otimização do uso deste recuso como também de prevenção de doenças hídricas e proteção ambiental.

 A formação está a cargo da directora de teatro e pedagoga Sara Estrela, que num ambiente recreativo, ministrará as sessões de formação de forma interactiva, para que os alunos entendam o ciclo integral da água, os 3 estados da água, a produção/ distribuição de água potável, o tratamento das águas residuais com a sua reutilização e também, como poupar a água durante a realização da higiene do corpo.

Nas três anteriores edições, esta formação permitiu que os alunos adquiram suficiente informação para avaliar as necessidades de uma utilização responsável dos recursos hídricos, bem como fomento padrões de consumo sustentáveis.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *