O Hotel Morabeza comemora o seu 50 Aniversário

O Hotel Morabeza comemora o seu 50 Aniversário

O primeiro hotel do país é um precedente de sustentabilidade ambiental com a adopção de tecnologias de água e energia inovadoras

Ainda na época colonial, no 13 de Maio de 1967 o matrimonio belga Gaspard e Marguerite Vynckier inauguraram o Hotel Morabeza na Ilha do Sal, o primeiro estabelecimento turístico do arquipélago de Cabo Verde.

A escassez de recursos hídricos e energéticos na Ilha do Sal, bem como os conhecimentos e inquietudes tecnológicos do casal Vynckier converteram o Hotel num precedente nacional nos processos de água e nas energias renováveis, dos quais os actuais operadores de serviços básicos temos aproveitado a experiência.

Para dar cobertura à atividade turística, o Hotel Morabeza implementou a incipiente tecnologia de dessalinização de água do mar, iniciou o tratamento das águas residuais e a sua reutilização para usos de rega de jardins e aproveitou a energia eólica para produzir electricidade.

A nível empresarial, o Hotel Morabeza também representa um precedente em responsabilidade social, pois o seu dessalinizador forneceu água potável à Vila de Santa Maria durante muitos anos e até foi elaborado um plano de saneamento de águas residuais e de distribuição de água potável.

Com o elevado nível de atendimento habitual e com o “glamour” de sempre, o Hotel Morabeza assinala hoje 50 anos de atividade.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *