O programa EDUAQUA 2018 através de uma abordagem lúdica forma mais 719 crianças do EBI em 15 dias

O programa EDUAQUA 2018 através de uma abordagem lúdica forma mais 719 crianças do EBI em 15 dias

 O Programa educacional ambiental,  EDUAQUA 2018, promovida pela APP, inaugurou no dia 24 de Abril uma segunda fase no sistema de ensino primário.

Após formar mais de 500 alunos inseridos no sistema de ensino pré-primário no passado mês de Março, o Programa de EDUAQUA 2018, promovido pela APP no quadro da sua política de responsabilidade social, inaugura uma segunda fase, como uma nova abordagem metodológica sintonizada ao Sistema primário, ministrados pelas EBI da Ilha do Sal. Segundo o programa EDUAQUA 2018, a Água tem fundamental importância para a manutenção da vida, e, portanto, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência do ser Humano como individuo e cidadão, da conservação e do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais. A presença ou ausência de água sempre ditou a história de Cabo Verde, criando culturas e hábitos próprios, determinando a ocupação do território e actualmente determina o futuro das próximas gerações.

A formação ministrada no quadro do programa será realizada em 22 turmas de 2º ano do EBI, abrangendo 719 estudantes, através de uma dinâmica interactiva. Com uma duração de 1:30 horas, na formação serão dinamizados 4 jogos em cada um, é feita uma pergunta que depois é respondida no final do jogo, durante os jogos é abordado, o ciclo integral da água, os 3 estados da água, a produção distribuição da água potável e o tratamento da água residual e a sua utilização. A formação será realizada em colaboração com directora de Teatro e pedagoga Sara Estrela conferindo um cunho recreativo e um processo eficiente de aprendizagem.

APP iniciou no dia 5 de Março o programa de formação ambiental EDUAQUA 2018 em todos jardins infantis e escolas pré –ensino básico da Ilha do Sal e agora forma alunos do EBI. Este programa permitiu que todas as crianças da ilha do Sal inseridos no sistema educativo pré-primário conheçam o ciclo integral da água (desde da captação da água do mar, produção de água potável, recolha e tratamento de água residual e produção de água regenerada) e os grandes desafios nacionais no acesso à água. Esta formação permitiu ainda que adquiram suficiente informação para avaliar as necessidades de uma utilização responsável dos recursos hídricos, bem como fomento padrões de consumo sustentáveis. Mais que uma educação ambiental dirigidas às crianças, o espírito do programa da EDUAQUA é que as crianças são verdadeiros embaixadores de transformação social e familiar, podendo apoiar em grande escala, para uma mudança de padrões de consumo.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *