Record de produção fotovoltaica em Monte Trigo

Record de produção fotovoltaica em Monte Trigo

AA Central Solar Fotovoltaica de Monte Trigou conseguiu um recorde de geração eléctrica em 2018 com 43 MWh.

A geração de electricidade na Central Solar Fotovoltaica de Monte Trigo, no concelho de Porto Novo da Ilha de Santo Antão, alcançou um valor recorde em 2018, com 42.746 kWh, 15% a mais que os 37.301 kWh registados em 2017.

A radiação média foi de 407 W/m2 e a temperatura de 28ºC. No ano transato, este valor de produção permitiu poupar 12.467 litros de gasóleo e evitar a emissão à Atmosfera de 37 toneladas de Gás CO2, o mais nocivo para a camada de ozono.

A demanda distribuída aos 275 habitantes desta aldeia mediante 75 ligações, que foi a primeira do país em ter energia eléctrica continuada a partir de uma fonte renovável, foi de 35.913 kWh, valor também recorde.

O número de incidências/cortes aumentaram devido ao incremento do consumo associado ao desenvolvimento sócio económico da aldeia e que provocou o bloqueio do sistema em diversas ocasiones no decorrer de 2018. Por esta razão, apenas 739 kWh da energia foram destinadas à produção de gelo para as atividades piscatórias.

A Câmara Municipal do Porto Novo e a APP estão a procura de financiamento para a ampliação da central fotovoltaica e para uma nova instalação na Casa de Gelo, com o objetivo de satisfazer o crescimento socioeconômico da aldeia e acrescentar a produção de gelo.

A Central Fotovoltaica de Monte Trigo tem uma potência instalada de 40 kWp e no próximo mês de Fevereiro, este sistema eléctrico comemorará 7 anos de atividade ininterrompida, com aproximadamente 250.000 kWh produzidos desde Fevereiro de 2012.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *