Renovação dos Certificados HACCP e ISO9001:2008

Renovação dos Certificados HACCP e ISO9001:2008

No decorrer do mês de Julho, a APP renovou os certificados HACCP de Segurança Alimentar e ISO9001:2008 para a produção e distribuição de energia eléctrica e gestão do ciclo integral da água.

Nos dias 6, 7 e 8 de Julho, a entidade certificadora APCER realizou as auditorias para a renovação dos certificados HACCP (Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controlo) e ISO9001:2008 (Sistema de Gestão de Qualidade).

A certificação HACCP foi obtida em 2013 com o apoio do Programa de Qualidade para a África Ocidental e representa um instrumento de controlo de qualidade que se realiza através de um sistema preventivo de controlo dos alimentos, neste caso a água potável, cujo objectivo é segurança e a inocuidade alimentar. O enfoque da HACCP baseia-se na identificação dos perigos, medidas preventivas e os pontos críticos de controlo e a implementação de um sistema de monotorização e vigilância que vem determinado por uma série de indicadores. A APP, no seu processo de produção, vem implementando um sistema contínuo, com capacidade de detecção antecipada de eventuais problemas e aplicação imediata de acções correctivas, tendo em conta que permite concentrar recursos técnicos e científicos em todas as fases do processo de produção e distribuição da água.

Em relação à certificação ISO 9001:2008, que constitui uma norma internacional aplicada aos Sistemas de Gestão de Qualidade centralizada em todos os elementos de administração e fases de funcionamento dos processos industriais, pretende-se garantir o controlo automático de forma a minimizar os riscos em todas as fases de produção e distribuição da energia eléctrica e das atividades do ciclo integral da água. Os objectivos da certificação a nível do mercado em que opera, baseiam-se na (1) melhoria da imagem da empresa, (2) reforço da confiança dos actuais clientes; (3) melhoria competitividade. Internamente o processo de certificação permitiu o aumento da produtividade, melhoria da organização interna, aumento da rentabilidade e uma orientação por uma melhoria continuada.

A APP pretende alinhar o desenvolvimento da empresa às políticas de qualidade recentemente adoptadas pelo Estado de Cabo Verde, através do IGQPI (Instituto da Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual) e cumprir na íntegra as exigências legais vigentes.

Paralelamente, a APP está em processo de implementação das normativas OSHAS18001 (Gestão da Segurança e Saúde), ISO14001 (Gestão Ambiental), ISO22000 (Segurança Alimentar) e ISO50001 (Eficiência Energética).

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *