Tchalé Figueira coloca Monte Trigo na rota do “Street Art”

Tchalé Figueira coloca Monte Trigo na rota do “Street Art”

O artista plástico mindelense pintou a obra “Universo de Monte Trigo” na primeira localidade do país abastecida ao 100% por energia renovável.

A APP, empresa responsável pela coordenação do projecto SESAM-ER, no âmbito da sua política de Responsabilidade Empresarial Corporativa (RSC), colaborou com Pintor Cabo-verdiano, Tchalê Figueira para materialização da obra “Universo de Monte Trigo”, um mural localizado na Aldeia de Monte Trigo, inspirado nas vivências quotidianas de uma comunidade encravada pelo gigantesco Topo de Coroa, completamente isolada e afastada. A união da empresa APP e Tchalê Figueira, se fundamenta na convicção comum do potencial transformador que a Cultura oferece junto de comunidades pequenas, para uma mudança de mentalidades entorno da busca de soluções locais para desenvolvimento e elevação da qualidade de vida. A Central fotovoltaica de Monte Trigo simboliza aproximação à contemporaneidade e um encontro de soluções locais para desafios sociais. O mural “Universo de Monte Trigo” transcreve a quotidianidade das “gentes” de Monte Trigo, que apesar das múltiplas vulnerabilidades que as caracterizam, a obra se inspira num conjunto valores, como a solidariedade, paz, a vida, a natureza, mostrando o sentimento de uma comunidade resiliente em viver numa localidade isolada e afastada.

Monte Trigo entrou na historia de Cabo Verde 2012 por acolher o primeiro sistema eléctrico abastecido completamente por energias renováveis, na tecnologia solar fotovoltaica, implementada através do projecto SESAM-ER com fundos da União Europeia e a Câmara Municipal do Porto Novo.

A parceria entre o Projecto e Tchalé Figueira a Monte Trigo, iniciou em 2014, mediante uma assessoria para melhoria da imagem da aldeia, nomeadamente as fachadas das casasa. Nessa altura, o artista transmitiu exemplos e técnicas de pintura adequadas à Aldeia que já em 2015, em parceria com a SITA, deu os seus frutos alterando a estética da localidade.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *