Tecnologia e inovação

Águas de Ponta Preta liderou a implantação em Cabo Verde de tecnologia e processos de última geração, promovendo o desenvolvimento tecnológico do país. APP está ciente da importância estratégica do rigor na pesquisa, desenvolvimento e inovação como elementos de diferenciação, contribuindo para o desenvolvimento de Cabo Verde e da capturar de novas oportunidades de negócio.

Neste sentido, trabalha em diferentes áreas de investigação e aplica a última tecnologia de ponta nos seus processos.

Alguns dos projectos de I+D+i de última tecnologia APP mais destacados são:

Câmaras isobáricas na dessalinização

Águas de Ponta Preta instalou na instalação dessalinizadora de água do mar câmaras isobáricas para garantir uma maior eficiência no processo e, acima de tudo, uma melhor qualidade na água potável obtida.

Remineralização da água através de leitos de calcita

A ótima qualidade da água obtida a partir de processo de dessalinização é conseguida pela remineralização da água através de depósitos de calcita. O processo éstá certificado em ISO 9001 e HACCP.

Telecontrolo e teleitura

Águas de Ponta Preta está actualmente a implementar um sofisticado e inovador sistema de telecontrolo e teleleitura que permitem o monitoramento em tempo real, minuto a minuto e “on-line”, que transmite à central de controlo os dados recolhidos e analizados constantemente pelos equipamentos distribuídos na rede e nos depósitos.

Um laboratório de última geraçao

Águas de Ponta Preta tem um laboratório independente que analisa até 16 parâmetros de água potável e 13 de águas residuais, completando a gestão integral do ciclo da água.

Aposta pela com a eficiência energética

Águas de Ponta Preta está a investir na eficiência energética, designadamente na iluminação LED e na minimização de energia reativa. Além disso, encontra-se em processo de implementação de sistemas de geração de energias renováveis, mais respeitosos com o meio ambiente e para os quais a ilha do Sal tem abundantes recursos solares e eólicos.

Geração de energia fotovoltaica em populações isoladas de Santo Antão

Águas de Ponta Preta coordena o projeto SESAM-ER (Serviço Energético Sustentável para Povoações Rurais Isoladas mediante Micro-Redes com Energias Renováveis), que instalou na ilha de Santo Antão, o primeiro sistema eléctrico do país com geração 100% renovável. Mediante uma instalação fotovoltaica em Monte Trigo, se consegue garantir um fornecimento de energia eléctrica contínuo e de qualidade a 277 pessoas em 75 conexões, elevando a qualidade de vida desta aldeia de piscadores.