Energias renováveis na IDAM de Preguiça

Energias renováveis na IDAM de Preguiça

Através de uma parceria público privada, será implementada uma central solar fotovoltaica na IDAM de Preguiça, no município de Ribeira Brava de São Nicolau

A Câmara Municipal de Ribeira Brava apresentou ontem, por via digital, o projecto da Central Solar Fotovoltaica de Preguiça, que produzirá energia eléctrica para a Instalação Dessalinizadora de Água do Mar (IDAM) desta localidade.

A central operará em regime “on-grid” e terá uma potência de 250 kWp. Estará formada por 650 módulos monocristalinos-PERC (Passivated Emiter Rear Cell) de 385 Wp e 10 inversores de corrente de 25 kW. Se estima uma produção anual de energia eléctrica de 380 MWh, que representa o 100% do consumo da IDAM no regime de operação actual desta infra-estrutura, que tem uma capacidade para produzir de 1.200 m3/dia de água dessalinizada.

Para a promoção deste projecto será constituída uma empresa, denominada SOLMAR&VENTO SA, mediante uma parceria público privada entre a Câmara Municipal de Ribeira Brava, a empresa estatal PROCAPITAL e as privadas ELECTRIC LDA (São Vicente) e ÁGUAS DE PONTA PRETA LDA (Sal). Esta empresa realizará um investimento de 44 milhões de escudos e intentará que a sua entrada em funcionamento seja ainda neste 2020.

O projecto já dispõe da licença de estabelecimento e se pretende diminuir os custos energéticos na produção de água dessalinizada aproveitando os recursos autóctones, alinhando nas recentes tendências tecnológicas para o nexo água-energia.

A geração eléctrica desta central evitará o consumo de 116 toneladas de combustíveis de origem fóssil e a emissão de 366 toneladas de gás CO2 à atmosfera, para além de supor o primeiro precedente de integração das energias renováveis no sistema eléctrico público da Ilha de São Nicolau, no qual alcançará uma penetração dos 5% do total da energia eléctrica produzida.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *