Aguas de Ponta Preta (APP) aumenta a potência fotovoltaica instalada

Aguas de Ponta Preta (APP) aumenta a potência fotovoltaica instalada

A APP dá continuidade ao seu programa eficiência energética, aumentando a potência fotovoltaica, nos processos do ciclo integral da água aproveitando o potencial do recurso natural solar existente em Cabo Verde.

 Em reunião celebrada no dia 4 de Fevereiro, o Conselho de Administração da Águas de Ponta Preta (APP) decidiu aumentar a potência fotovoltaica instalada na parcela técnica da Urbanização de Ponta Preta com mais 16,7 kWp e um investimento de 30.000 €.

A novo parque fotovoltaico se instalará na IDAM (Instalação Dessalinizadora de Água do Mar), concretamente na cobertura do depósito da salmoura produzida no processo de dessalinização, que é aproveitada para o arrefecimento dos grupos geradores da Central Eléctrica Principal antes de ser devolvida ao mar. Salmoura é único recurso que a APP devolve ao Mar. A produção de residuos por parte da empresa é quase nula.

Em Outubro de 2015 a APP instalou uma primeira Central Fotovoltaica de 20 kWp na cobertura do edifício de exploração da ETAR, que já produziu 6.482 kWh nos 72 dias de funcionamento, satifazendo 3% da energia eléctrica consumida pelos equipamentos de tratamento de águas residuais e que permitiu poupar de cerca de 1.500 Kg de Fuel-Oil na geração eléctrica diesel evitando a emissão 4.000 Kg de gás CO2 à atmosfera.

Com a nova cobertura fotovoltaica no depósito de salmoura, se prevê produzir anualmente 28.300 kWh de energia eléctrica destinada para o consumo dos equipamentos eléctromecánicos utilizados no ciclo integral da água pela APP.

Esta actuação alinha com o estabelecido no Plano Nacional de Ação para as Energias Renováveis (PNAER) para o período 2015-2020/2030 em Cabo Verde, país que já ultrapassa o 25% de geração de electricidade a partir das energias renováveis. Igualmente esta acção pretende dar um mera contribuição na melhoria dos indicadores da sustentabilidade do Turismo potenciando os impactos positivos.

 

 

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *