
APP aumenta a capacidade de abastecimento de água potável e melhora os seus serviços
mayo 29th, 2017
pontapreta
Actualidade
0 Comments
Atendendo ao crescimento da demanda e do número de pontos de fornecimento, APP duplica a sua capacidade do grupo de bombas de pressão à rede de água potável.
Durante a esta madrugada, se substituiu o grupo de pressão da rede de água potável que estava a funcionar desde o início da atividade da APP, em Setembro de 2001, passando de uma capacidade de bombagem de 128 m3/h aos 256 m3/h.
O crescimento da demanda dos últimos anos e o aumento do número de ligações à rede de abastecimento de água potável na Urbanização de Ponta Preta provocou uma diminuição da pressão de serviço nas horas de máximo consumo, de modo que a APP resolveu realizar esta operação que implicou um investimento de cerca de seis milhões de escudos.
Foi instalado um grupo de pressão GRUNDFOS modelo Hydro MPC-F configurado por 4 bombas CR64-2 de caudal nominal 64 m3/h cada uma, altura manométrica de 44 m. A potencia instalada deste equipamento é de 44 kW e a sua configuração permitirá melhorar a eficiência energética optimizado pelo melhoramento do factor de escala e pelo maior rendimento da tecnologia instalada.
Este sistema de bombagem está completamente automatizado e integrado no sistema de Telemando-Telecontrol do ciclo integral da água instalado na APP em 2015. O seu funcionamento será comandado por um sistema electrónico e informático que mediante uma consigna (set-point) de valor de pressão manterá a rede de distribuição equilibrada e o abastecimento uniforme em todos os pontos de fornecimento dos utentes incluindo o carregador de camiões auto-tanque. Neste último caso, o novo grupo de bombas permitirá uma carga mais rápida e evitará oscilações de pressão na rede, sobretudo nos pontos mais extremos.
Esta actuação, está enquadrada nos estandares de qualidade estabelecidos nas normativas HACCP (Análiese de Perigos e Pontos Críticos de Controlo) e ISO9001:2008, adoptados pela APP em 2013 e 2014 respectivamente.
O antigo grupo de pressão, que após 15 anos de funcionamento ainda se encontra em boas condições, será utilizado para reforçar a capacidade de bombagem da rede de distribuição de água regenerada.
Todas estas atuações são realizadas pela equipa nacional hidráulico e eléctrico da APP.
0 comments
Leave a comment