Monte Trigo, 5 anos na rota do Sol

Monte Trigo, 5 anos na rota do Sol

Desde do passado mês de Fevereiro se celebra 5 anos de atividade da Central Eléctrica Solar Fotovoltaico de Monte Trigo, primeira localidade do país em dispor de energia eléctrica 100% renovável.

No sábado 3 de Junho, o Sr. Embaixador da União Europeia, principal financiador do projecto SESAM-ER (Serviço Energético Sustentável para zonas isoladas mediante Micro redes com Energias Renováveis), visitou a aldeia de Monte Trigo, após cinco anos do inicio da actividade,  para constatar os impactos socioeconômicos que a disponibilidade de energia eléctrica contínua e de origem renovável teve junto da comunidade O Embaixador, Sr. Pinto Teixeira, estive acompanhado do Presidente da Assembleia Nacional, Sr. Jorge Santos, dos Presidentes das Câmaras Municipais de Porto Novo e Ribeira Grande, Sres. Aníbal Fonseca e Orlando Delgado.

A comitiva, muito bem recebida pela comunidade local foi guiada pelas crianças da localidade, que organizaram um circuito para amostrar, em diversos pontos, os impactos consolidados do projecto na perspectiva destes cinco anos, nomeadamente:

  • Melhoria geral da qualidade de vida da comunidade de Monte Trigo (em especial no âmbito da segurança alimentar e Nutricional, gestão do tempo, previsibilidade e planificação diária familiar e comunitária, diminuição do nível de isolamento da comunidade e redução dos riscos quotidianos).
  • Melhoria da principal actividade económica, as Pescas, no que diz respeito ao acesso ao gelo a nível local conferindo uma boa gestão do stock e conservação de peixes (evitando desperdício dos recursos das pescas).
  • Melhoria das condições de segurança, com a iluminação da praia facilitando o acesso aos pescadores na ida e volta das pescas.
  • Acesso contínuo e ininterrupto às redes de comunicação como TV e rede de internet e serviço móvel de telefone (informação e entretenimento).
  • Maior afluência de turistas e visitantes e integração da localidade no circuito Trekking.
  • Melhoria do ambiente de negócios, aparecimento de novas actividades económicas como alojamento devido o aparecimento do turismo rural, no âmbito das comunicações e melhoria e expansão do comércio local);

 

Estes impactos evidenciam de 179 MWh de energia solar produzida, 161 MWh de energia consumida, 52 464 litros de gasóleos poupados e 156 toneladas de gás CO2 evitados.

Estes dados posicionam Monte Trigo como uma localidade de referência em matéria de energia solar, comprovando a viabilidade desta fonte de energia como solução para incrementar a penetração das energias renováveis no país e sobretudo para as zonas isoladas, pequenas e dispersas de Cabo Verde.

A Central Fotovoltaica de Monte Trigo foi co-financiada, no quadro do Projecto SESAM-ER pela União Europeia e Câmara Municipal do Porto Novo e implementada por consórcio de empresas especializada em energias renováveis, liderada pela Empresa Águas de Ponta Preta (APP).

A visita foi aproveitada para inaugurar uma Ludoteca construída aproveitando uma edificação anexa à escola com cooperações obtidas pelos parceiros do projecto SESAM-ER, no âmbito da solidariedade com esta comunidade hiper-isolada da Ilha de Santo Antão.

Do mesmo modo, a Câmara Municipal com apoio da APP ofereceu duas casas de banho em duas habitações da comunidade, iniciando assim a sensibilização para melhorar o saneamento das águas residuais nesta localidade do Sul de Santo Antão.

Esta visita à comunidade de Monte Trigo pretende sublinhar a importância das energias renováveis como uma das alavancas de desenvolvimento, demostrando os seus impactos incontornáveis na economia, estabilidade social e na protecção ambiental, sobretudo em zonas afastadas e isoladas.

 

 

 

 

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *