Visita do Sr. Ministro da Agricultura e Ambiente à APP

Visita do Sr. Ministro da Agricultura e Ambiente à APP

A delegação governamental quis inteirar dos projectos em curso no sector do saneamento e potenciar a colaboração público privada para o desenvolvimento de infra-estruturas destinadas a serviços básicos

O Sr. Ministro da Agricultura e do Ambiente, Dr. Gilberto Silva, visitou as instalações da APP, LDA acompanhado da Sra. Directora Nacional da Agricultura, Dra. Eneida Rodrigues, do Director Nacional do Ambiente, Dr. Alexandre Nevsky Rodrigues, da PCA do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), Dra. Maria da Cruz e do Presidente da Agência Nacional da Água e Saneamento (ANAS), Dr Miguel Ângelo da Moura.

Na visita foi apresentado o projeto da concessionária APP-Ambiente para a ampliação do sistema de saneamento de águas residuais de Santa Maria, em implementação. Se ressaltou na apresentação o caráter de urgência da obra como resposta ao acelerado crescimento da população e do parque hoteleiro que atualmente se assiste na Ilha do Sal.

Igualmente, foi apresentado um projeto para requalificação do espaço da estação elevatória de águas residuais principal de Santa Maria, com a instalação de um ecocentro, da central solar fotovoltaica, de um parque de carregadores de viaturas eléctricas e de uma lavandaria doméstica auto-serviço.

O Sr. Ministro recomendou a realização de um trabalho junto da ANAS, para antecipar as futuras ampliações das infra-estruturas, por forma a dar resposta ao rápido crescimento da demanda na ilha do Sal e para facilitar o financiamento em condições favoráveis através de organismos de crédito internacionais.

Após inteirar-se dos resultados satisfatórios da recolha de óleos alimentares usados (OAU) o Sr. Ministro orientou à empresa junto da DNA para avaliar as possíveis sinergias de eventualmente unificar esta actividade junto dos técnicos do Ministério, para expandir o serviço a outras ilhas.

O Senhor Ministro demostrou interesse especialmente nos resultados da recente central solar fotovoltaica de Ponta Preta, que em 2019 evitou o consumo de 542 toneladas de combustíveis de origem fóssil e a emissão de 1.970 toneladas de gás CO2 à atmosfera.

As instalações e equipamentos destinados à mobilidade eléctrica, bem como as tecnologias de futuro para incrementar a reutilização das águas residuais regeneradas, foram outros dos aspectos abordados no decorrer do encontro, que foi complementado com a visita à ETAR Municipal de Santa Maria no dia a seguir.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *