Visita do Sr. Ministro da Indústria, Comércio e Energia às Micro-Centrais Solares Fotovoltaicas da Ilha do Sal

Visita do Sr. Ministro da Indústria, Comércio e Energia às Micro-Centrais Solares Fotovoltaicas da Ilha do Sal

Junto de instituições e empreendedores da Ilha do Sal, a APP impulsou diversos projectos de micro-geração com energias renováveis em 2019

Cabo Verde inaugura um novo paradigma energético através de uma forte aposta num modelo descentralizado assente nas energias renováveis, inovação tecnológica, gestão da demanda e redes inteligentes. Este novo modelo tem a finalidade conferir um acesso igualitário e equitativo aos recursos energéticos junto dos consumidores e operadores económicos.

No quadro de atividades de seguimento da implementação da política de transição energética, no dia 14 de Fevereiro o Sr. Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Engº Alexandre Monteiro, acompanhado do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, visitaram uma série de projetos desenvolvidos no decorrer do ano 2019 na Ilha do Sal, com a assistência técnica da Águas de Ponta Preta.

Tratam-se de iniciativas com uma potência conjunta de 36 kWp e que contribuíram a desenvolver e consolidar três empreendimentos de diversa natureza, todos promovidos por instituições e empresários cabo-verdianos.

Dois dos projetos correspondem a micro-centrais solares fotovoltaicas descentralizadas e autónomas mediante baterias. Trata-se da Agro-pecuária de Alto Solarim, em Espargos, com uma potência instalada de 13,58 kWp que abastece a uma parcela agrícola e uma unidade de restauração turística.

A outra micro-central que permite a autonomia energética da escola de Kite-Surf Mitú&Djô, em Santa Maria. Esta instalação, igualmente visitada, dispõe de uma potência instalada de 13,05 kWp e permite satisfazer as necessidades da escola e restaurante do empreendimento, evitando o uso de um gerador diesel e poupando mais de 5.000 litros anuais de gasóleo.

Também foi visitado o centro de estágio do Club Académico do Aeroporto, aonde foi instalada uma micro-central com painéis fotovoltaicos para uma potência de 9 kWp. Esta instalação está ligada a rede elétrica pública. No entanto, diminui os custos da electricidade dos equipamentos da piscina e serviços dos edifícios mediante autoconsumo.

Finalmente a visita tratou de outro dos elementos essenciais da transição energética, a mobilidade eléctrica, que permite incorporar electricidade de origem renovável num sector, o dos transportes, que na atualidade representa o 40% do consumo de energia final. Trata-se do parque de pontos de carregamento das instalações centrais de Águas de Ponta Preta, que já conta com 5 carros eléctricos na sua frota de viaturas.

Os carregadores de viaturas eléctricas da APP são do tipo semi-rápido e dispõem dos dois tipos de tomadas convencionais no mercado, o YAZAKI e o MENNEKES, que abrangem todos os modelos do mercado na actualidade.

A visita do Sr. Ministro e do Sr. Presidente da Câmara Municipal, terminou com a apresentação do projecto de Eco-centro em Santa Maria, com o qual se pretende arranjar o aspecto do lote aonde se situa a estação elevatória principal de águas residuais do sistema de saneamento da cidade e aproveita-para promover um conjunto de actividades em pro da sustentabilidade e baseados no princípio das “3 R” (Recolha+Reciclagem+Reutilização).

O Eco-Centro incorporará um ponto de recolha selectiva, uma série de carregadores de viaturas eléctricas, uma lavandaria doméstica auto-serviço e uma zona de lazer infantil e convívio, com zona Wifi.

São uma série de iniciativas que constatam o esforço que a Ilha do Sal está a fazer para acelerar a sua descarbonização e para contribuir para fazer face às mudanças climáticas. Neste momento, a penetração das energias renováveis no sistema eléctrico da Ilha já supera os 25%.

Written by pontapreta

Website:

0 comments

Leave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *